Técnicas para estimular a criatividade

Técnicas para estimular a criatividade

Já passou por aqueles momentos em que tenta arrancar uma ideia da cabeça á força, mas não sai nada? Decerto já. Os bloqueios criativos acontecem nas alturas mais inconvenientes, especialmente quando se trata de parte do seu trabalho. A verdade é que a criatividade não surge do nada e por vezes é fundamental, especialmente para os publicitários. Se os anúncios não forem criativos, não vendem. Daí por vezes ter de se recorrer a certas técnicas para estimular a criatividade e trabalharem melhor.

Técnica das comparações e metáforas

A ideia aqui é focar-se num problema e estabelecer uma comparação com algo que tenha semelhanças.

Técnica de associação de ideias

Procure associar palavras, conceitos e objectos de forma a gerar mais criatividade.

Técnica da inversão dos pressupostos

Inverter as ideias mais básicas de forma a encontrar novas abordagens para os problemas.

Técnica da listagem de atributos

Analisar e melhorar aspectos que normalmente passam despercebidos, como por exemplo, os atributos de um determinado produto.

Técnica de Brainstorming

Considerar todas as ideias que venham á cabeça e iniciar um processo de eliminação, chegando assim á ideia definitiva.

Técnica de Brainwriting

A versão silenciosa do brainstorming, feita por escrito.

Técnica de intuição consciente

Em primeiro lugar, feche os olhos e tente visualizar o seu problema, imaginando cenários o mais detalhados possível e, de seguida, abra os olhos e aponte o que imaginou. Entre as imagens e detalhes poderá encontrar a solução.

Técnica da descontinuidade

Ao actuar de forma diferente da habitual, força assim a sua mente a encarar o mundo de forma diferente, o que o leva a ser mais criativo.

Técnica dos desenhos

Sentar-se e desenhar a sua interpretação do problema de forma a atingir uma solução.

Técnica da divagação

Deixar a sua mente divagar pode ser muito útil.

Técnica da Gordon/Little

Chegar ao conceito mais abstracto possível relacionado com o problema e ir-se aproximando da solução real.

Técnica dos seis chapéus

Esta técnica identifica seis tipos de pensamento, que deverão ser aplicados individualmente a cada chapéu:

Branco: olha para os factos sem fazer julgamentos.

Encarnado: utilizado para expressar sentimentos e dar respostas intuitivas.

Preto: utilizado para examinar obstáculos e as razões por que determinada decisão não deu certo.

Amarelo: procura os benefícios de um projecto

Verde: o chapéu das alternativas, das ideias provocadoras e da mudança.

Azul: ajuda a identificar o chapéu que terá que usar em cada momento.

Técnica do mapa mental

O objectivo desta técnica é dar a maior liberdade possível à mente:

  1. Escreva o tema central no centro de uma folha
  2. Desenhe diversas linhas a partir dele e escreva nos seus extremos palavras-chave
  3. Gere ideias a partir de cada uma das palavras-chave
  4. Estabeleça as relações que quiser entre cada uma delas
  5. Analise as combinações geradas

 

Existem muitas mais técnicas para estimular a criatividade, mas estas são das mais utilizadas e tendem a gerar bastante criatividade na maioria dos trabalhadores. Se trabalha num ramo que o obriga a puxar imenso pela cabeça e atingir o clímax criativo, não pode definitivamente deixar estas sugestões escapar.

Fonte: www.gestaodeempresas.net

A Studiobox.pt tem a preocupação de usar nas campanhas de marketing e publicidade dos seus clientes, as técnicas certas para o melhor resultado criativo das mesmas! Precisa de ajuda? Entre em contacto: geral@studiobox.pt/novo



Podemos ajudar?

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close